-
Arquitetos: Urban Office
- Área: 2200 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Cosmin Dragomir, Arthur Tintu
Descrição enviada pela equipe de projeto. Cercado por edificações de arquitetura socialista, o edifício destaca-se por suas características contemporâneas, ilustrando outros tempos e diferentes aspirações.O contraste, os edifícios vizinhos de arquitetura socialista, aumenta o valor do edifício.
Composto com uma geometria construtiva definida por caixas "explodidas" da fachada, dando um certo grau de porosidade urbana e reduzindo a solidez do edifício com o objetivo de proporcionar uma transição gradual para esta área residencial. Com esta fachada vibrante, decidimos dividir atentamente as partes, utilizando painéis verticais com juntas mínimas. As janelas foram colocadas no mesmo alinhamento e feitas com o mesmo acabamento.
O térreo possui vagas de estacionamentos elevadas, um pátio de acesso livre em todas as direções. Usando detalhes construtivos trabalhosos, tentamos alcançar um acabamento elegante para manter os volumes em balanço, desempenhando diversos papéis na composição geral servindo também como área de fumante durante o dia e durante a noite se transformam em grandes elementos de iluminação.
O edifício dispõe de tecnologia de estado da arte, já que o cliente é uma empresa de engenharia e instalações que possui estes aparatos tecnológicos avançados e vende no mercado europeu. Os painéis fotovoltaicos colocados na cobertura produzem eletricidade para suprir as necessidades do edifício, que também tem janelas de vidros triplos para o isolamento térmico.
O zoneamento da área restringe a altura máxima do edifício em 24 m, com recuo em pavimentos superiores. Este limite foi observado e implementado na volumetria do edifício. Para nós, a oportunidade era de integrar uma arquitetura européia na trama arquitetônica de Bucareste.